Tjen supera Eala em duelo asiático e se garante na semifinal

A indonésia Janice Tjen é a primeira tenista garantida nas semifinais de simples do SP Open após derrotar nesta sexta-feira a filipina Alexandra Eala na Quadra Central Maria Esther Bueno. A vitória fez de Tjen a primeira tenista da Indonésia na semifinal da elite do tênis feminino em 23 anos, desde Angelique Widjaja em 2002 na cidade de Pattaya, na Tailândia.

Tjen manteve a marca de fazer os jogos mais rápidos do torneio mesmo enfrentando a cabeça de chave 3 e venceu com parciais de 6/4 e 6/1, em 1h12.

A média de duração das partidas de Tjen é de apenas 1h07 após fechar suas três partidas em um total de 3h23 em quadra. Ela segue sem perder sets em São Paulo.

Eala vinha embalada de sete vitórias consecutivas depois de vencer em Guadalajara e passar com facilidade pelas duas primeiras rodadas e começou nesta sexta-feira quebrando o serviço da adversária para abrir 3/0, mas Tjen conseguiu reagir para levar a melhor no duelo entre tenistas do Sudeste Asiático, que inclusive se enfrentaram pelo circuito juvenil.

“É uma sensação incrível. Acho que qualquer vitória é boa, mas esta é especial, porque conheço bem a minha adversária. Crescemos na mesma região do Sudeste Asiático e jogamos nos mesmos torneios desde o juvenil. É uma sensação muito boa”, disse Tjen.

“Acho que tentar manter o ritmo foi muito importante no segundo set, e estou muito feliz por ter conseguido fazer isso”, completou.

Na busca pelo primeiro título de WTA 250 da carreira, Tjen vai enfrentar a britânica Francesca Jones, cabeça de chave número 6 do torneio, que derrotou a argentina Solana Sierra, segunda pré-classificada.

“Estou sempre ansiosa pelo próximo jogo, mas ainda não pensei tão longe. Vou apenas tentar aproveitar a vitória de hoje e recarregar as energias depois do meu jogo de duplas mais tarde”, analisou Tjen.

A campanha em São Paulo colocará Janice Tjen no melhor ranking da carreira, garantindo pelo menos a 115ª colocação. 

Crédito da imagem: Fotojump