Semifinais definidas na Maria Esther Bueno Cup

Após três dias de jogos na fase de grupos, foram definidos hoje os semifinalistas da Maria Esther Bueno Cup, torneio que reúne os principais tenistas brasileiros até 24 anos e que premia o campeão com uma vaga na chave principal do Rio Open e o vice com vaga no qualifying. Oportunidade que pode mudar a carreira de um jovem atleta. O ATP 500 acontecerá de 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e conta as presenças confirmadas de Carlos Alcaraz (ESP), número 1 do mundo, Casper Ruud, 3o do ranking.

 Os primeiros classificados foram os paulistas Gustavo Heide, 20 anos e 431o da ATP e Mateus Alves, 21 anos e 441o da lista. Heide ganhou todos os jogos do Grupo Alex Haegler, sem perder um set sequer e ficou na liderança do grupo. Passou por Alves, Almeida e hoje venceu Pedro Boscardin por duplo 6/4.

 “Sei que é um torneio muito difícil, muito duro, com ótimos jogadores, e desde o primeiro jogo eu venho focado, dando o meu máximo a cada ponto. Vim evoluindo de nível, me sentindo cada vez melhor dentro de quadra, e mesmo já tendo duas vitórias entrei hoje para ganhar. Estou jogando bem e amanhã tem tudo para ser um bom dia”comenta Heide.

 Mateus Alves tropeçou na estreia ao perder para Heide, mas se recuperou na segunda rodada ganhando de Boscardin e hoje venceu o juvenil convidado Gustavo Almeida por 6/1 6/0, garantindo a segunda vaga do grupo.

Aos 16 anos, João Fonseca surpreende e se classifica em 1o do grupo

 No grupo Daniel Azulay, muita expectativa e torcida até o último ponto do jogo entre Eduardo Ribeiro e o juvenil João Fonseca. A combinação de resultados poderia mudar as semifinais totalmente. Mas Fonseca, uma das grandes surpresas do tênis brasileiro nesta temporada, com apenas 16 anos mostrou personalidade para derrotar Ribeiro, oito anos mais velho, por 2×1, parciais de 7/5 3/6 11/09 e se classificar em primeiro do grupo. Eduardo Ribeiro ficou com a segunda vaga.  Assim, Gustavo Heide enfrenta Eduardo Ribeiro e João Fonseca joga contra Mateus Alves.

Sem saber dos outros resultados, o carioca campeão da Copa Davis Juvenil ficou surpreso com a classificação em primeiro do grupo.

“Joguei focado e pensando em ganhar, mas fico muito feliz em saber que me classifiquei pra semifinal da MEB Cup. Não posso pensar ainda em Rio Open, porque tem que ser passo a passo, um jogo de cada vez, e tem semifinal e final pela frente, mas estou muito contente”, comemorou Fonseca diante dos gritos e aplausos da torcida.

 As semifinais serão jogadas neste sábado a partir das 12 horas no Rio de Janeiro Country Clube.  e a final no domingo, também às 12 horas. Os jogos têm transmissão ao vivo pelo site 

www.rioopen.com

Programação sábado:

Quadra Central 

12 horas 

Gustavo Heide x Eduardo Ribeiro

A seguir

João Fonseca x Mateus Alves