Tjen quebra marca de 23 anos e decide o título de simples do SP Open

A indonésia Janice Tjen vai decidir o título de simples do SP Open. Neste sábado, ela derrotou a britânica Francesca Jones por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(0) e 6/3, em 1h34, na Quadra Central Maria Esther Bueno, no Parque Villa-Lobos.

“Acho que foi um bom jogo. No começo estava tudo bem equilibrado, poderia ter ido para qualquer lado, mas estou feliz por ter me mantido agressiva e ter jogado bem nos pontos importantes”, disse Tjen após a vitória.

Tjen chegou à final sem nenhum set perdido e somando apenas 4h47 em seus quatro jogos. Ela se tornou a primeira tenista da indonésia em uma final de WTA em 23 anos. A última havia sido Angelique Widjaja, campeã na Tailândia em 2002.

“Eu conheço um pouco a Angelique Widjaja, já tive a oportunidade de encontrá-la algumas vezes e conversar um pouco com ela. Me sinto muito sortuda por isso. Essa final significa muito — não só para mim, mas para o meu país, para a Indonésia e para todas as crianças que sonham com isso”, disse sobre a marca superada.

“Todo jogo tem seus desafios, não só uma final. Claro que amanhã tem mais em jogo e seria incrível conquistar o título, mas, por enquanto, estou apenas processando o que aconteceu hoje, analisando com meu técnico o que podemos melhorar e me preparando para jogar ainda melhor amanhã”, completou sobre a possibilidade do primeiro título.

No caminho até a final, ela estreou vencendo a francesa Leolia Jeanjean em apenas 1h19. Nas oitavas de final, passou pela eslovaca Martina Okalova em 52 minutos. Nas quartas de final, venceu a filipina Alexandra Eala em 1h12, antes de superar Jones na semifinal.

Tjen teve rápida ascensão no ranking WTA após concluir a participação no circuito universitário, saindo de 1046ª em junho de 2024. Com a final em São Paulo, ela está perto de entrar no top 100, o que será garantido em caso de título.

Crédito da imagem: Fotojump