Rio Open 2022

Voltar

Rio Open 2021: em razão da Pandemia a ediçào de 2021 não foi realizada.

O evento de 2022 ocorreu entre os dias 12 e 20 de fevereiro de 2022, no Jockey Club Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, repetindo o sucesso das edições anteriores.

 

Importante ressaltar que o projeto Rio Open 2021 foi inicialmente previsto para ocorrer em 2021, mas devido a pandemia esta edição só ocorreu em 2022, nas datas citadas acima.

 

O Rio Open 2021 teve a participação de 58 atletas profissionais, sendo 47 na chave principal, e os demais no qualificatório. Ao todo foram 17 países disputando os jogos da chave simples e chave duplas. O Rio Open 2021 é uma etapa da ATP World Tour 500, sendo um dos mais importantes torneios de tênis do mundo e o mais importante da América do Sul.

Foi realizado o total de 57 jogos no torneio de altíssimo nível, divididos entre:

 

  • 3 qualificatório simples;
  • 3 qualificatório duplas;
  • 27 chave principal simples;
  • 15 chave principal duplas;

 

Onde o qualificatório ocorreu nos dia 12 e 13 de fevereiro de 2022, e a chave principal nos dias 14 a 20 de fevereiro de 2022. O evento contou com um público de aproximadamente 60 mil pessoas que curtiram dias de muita emoção e adrenalina e puderam desfrutar de um evento de padrão internacional, principalmente após a pandemia de covid-19 no qual todos os amantes do tênis estavam saudosos por ver esses grandes atletas atuando na cidade do Rio de Janeiro.

 

Importante destacar que esta edição do evento, ocorreu em um momento ainda sob a influência da Covid-19, onde já havia a possibilidade de realização de eventos, no entanto sob cumprimento de diversos protocolos. Para a realização do Rio Open 2021 diversas medidas sanitárias foram adotadas para evitar a propagação do vírus, como:

 

  • Testagem dos atletas a fim de garantir a saúde dos mesmos, e da equipe técnica;
  • Testagem da equipe de produção;
  • Apresentação do comprovante de vacinação do público que adentrava ao evento, com o intuito de mitigar a transmissão do vírus;
  • distribuição de álcool gel pelo evento;
  • área de convivência ampliada para melhorar a circulação e respeitar o distanciamento social;
  • Sinalização recomendando o uso de máscaras;

 

O Rio Open 2021 teve a participação do jogador Matteo Berretini, atleta inquestionável do tênis mundial, iniciando o torneio na 6° posição do ranking ATP, bem como a presença de outros jogadores ilustres como: Dominic Thiem, Carlos Alcaraz, Diego Schwartzman, Pablo Carreno, Djere, Garin, Bruno Soares e Thiago Monteiro representando o Brasil.

 

A oitava edição do Rio Open, teve como vencedor na chave simples o jogador Carlos Alcaraz, o mais jovem campeão de um ATP 500. Depois de eliminar o italiano Matteo Berrettini nas quartas de final, o que foi sua quarta vitória sobre um top 10 na carreira, o espanhol Carlos Alcaraz venceu o argentino Diego Schwartzman por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 6/2, e aos 18 anos se tornou o mais jovem campeão de um ATP 500. Com o título no Brasil, o segundo da sua carreira – o primeiro foi o ATP 250 de Umag 2021 e o terceiro o ATP Masters 1000 Miami 2022 -, Alcaraz alcançou o top 20 pela primeira vez. Conforme disse à imprensa: “Foi uma semana de fortes emoções, a torcida do Rio fez eu me sentir em casa, não esperava encontrar esse apoio, foi espetacular, com certeza voltarei outros anos”.

 

Na chave dupla os grandes vencedores foram Fabio Fognini e Simone Bolelli. A dupla italiana venceu o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray por 2 sets a 1 com parciais de 7/5, 6/7 (2) e 10/6 e conquistaram o pódio. O título do Rio Open foi o quarto dos italianos no circuito, mas o primeiro de um ATP 500. Fabio Fognini e Simone Bolelli já foram campeões do Australian Open 2015, Buenos Aires 2013 e Umag 2011. Segundo Fognini “Foi uma semana difícil, com muitos jogos, por isso estou muito feliz com esse título. Simone é como um irmão mais velho para mim. O torneio no Rio é lindo, gosto muito de vir, do Brasil”.

 

A representação brasileira estava ativa no Rio Open 2021, com os jogadores Orlando Luz, Rafael Matos, Rogério Silva, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Marcelo Melo, e Bruno Soares sendo o atleta brasileiro que chegou mais longe nas chaves, disputando a final do duplas.

 

“O jogo de tênis é como uma escada rolante, está sempre andando para cima. Como o jogo evolui, você deve ficar atento às mudanças.”

Brad Gilbert


Skip to content